domingo, 9 de novembro de 2014

Estâncias Reunidas. Poesia. António Cândido Franco. «Estrelas de cor carnal feitas com a pele da terra. Rochas. Calhaus miúdos. Cor evaporando-se num oceano de humidade. Vejo a terra a largar a pele. O último livor do seu rosto…»

jdact

Estâncias
[…]
«Noite dentro de mim
sem fundo e sem fim
onde o coração
faz a vez de uma estrela.
Noite íntima
cheia de trevas
onde tudo esteve sempre apagado
e se ouve só
contra a pele
o incêndio invisível de uma flor.
Noite sem lugar
onde não corre sangue
e as formas são o imaginado.
Noite sem cinza e sem luar.
Noite solar
feita de escuridão
que é a memória da luz do dia.
Formas vazias
a brilharem na plenitude de nada.
Formas nocturnas
anteriores à vida
a cintilarem na indiferença do céu.
Formas sem forma.
Escuridão de luz
que é lembrança de sangue
e luar negro
que é origem de um sol.

Noite sem coisas
feita de mistério
girando em torno da treva
e da memória.
Princípio e fim
tocando-se no negrume.
Noite com o lume no ventre.
Noite
transportando dentro de si o dia.
As palavras que há em mim
são o equivalente
desta noite inicial e muda
onde o sol se cria.
Verbo encarnado
na escuridão do meu silêncio
como uma estrela na amplidão do céu.
Há em mim um firmamento
em que as coisas perdem sangue
e ganham nome.
Na minha noite íntima
há palavras feitas de sombra
que são a memória do sol.
Ideias que palpitam
dentro de mim.
É com tinta preta
que eu digo a palavra luz.
É com a tinta escura da noite
que eu escrevo a palavra sol.
É com a tinta invisível
da memória
que eu revelo o mundo.

Onde essa tinta se derrama
a seiva escorre
e as sementes germinam.
Essa tinta desperta a luz
e acorda as pedras.
Na escuridão do meu silêncio
a palavra ressuscita
e exuma o que está esquecido.
Na caligem do meu ser
a memória faz levedar o nada.
Na minha noite íntima
a saudade acorda os mortos».
Poema de António Cândido Franco, in ‘Estâncias Reunidas

In António Cândido Franco, Estâncias Reunidas, 1977-2002, Quasi edições, biblioteca Finita Melancolia, Vila Nova de Famalicão, 2002, ISBN 972-8632-64-9.

Cortesia de Quasi/JDACT

Sem comentários:

Enviar um comentário